segunda-feira, 16 de outubro de 2017

MISTÉRIOS LUMINOSOS - TEXTOS BÍBLICOS - ROSÁRIO NA BÍBLIA

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)


Para iniciar o Terço:
Reza-se 1 Pai-nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai, 1 Ó Meu Jesus.
Antes da 1º Ave Maria, diz-se: Salve, Filha de Deus Pai!
Antes da 2º Ave Maria, diz-se: Salve, Mãe de Deus Filho!

Antes da 3º Ave Maria, diz-se: Salve, Esposa de Deus Espírito Santo!


1º Mistério Luminoso: O Batismo no Jordão.
 Evangelho (Lc 3,15-16.21-22):

Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.


Reza-se 1 Pai-nosso e e 10 Ave-Marias


2º Mistério Luminoso: As  bodas de Caná.
 Evangelho (Jo 2,1-11):

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.

5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.

6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.

9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”

11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.


Reza-se 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai



3º Mistério Luminoso:  O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão.

Evangelho – São Marcos (1, 14-20):

Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.”
Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
Jesus disse-lhes: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens.”
Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.
Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.
Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.


Reza-se 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai


4º Mistério Luminoso: A Transfiguração do Senhor.

 Evangelho (Mt 17,1-9):


Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.


Reza-se 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai





5º Mistério Luminoso: A Instituição da Eucaristia.
Evangelho ( Mt 26,26-30):

26 Enquanto comiam, Jesus tomou um pão
e, tendo pronunciado a bênção,
partiu-o, distribuiu-o aos discípulos,
e disse: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo.'
27 Em seguida, tomou um cálice,
deu graças e entregou-lhes, dizendo:
'Bebei dele todos.
28 Pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança,
que é derramado em favor de muitos,
para remissão dos pecados.
29 Eu vos digo: de hoje em diante
não beberei deste fruto da videira,
até ao dia em que, convosco, beberei o vinho novo
no Reino do meu Pai.'
30 Depois de terem cantado salmos,
foram para o monte das Oliveiras.


Reza-se 1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai

Para terminar o terço, reza-se a Salve Rainha.










Um comentário: